Jogo de luz e sombra

O Jogo de luz e sombra é um material pedagógico acessível com o qual os estudantes podem construir palavras por meio do encaixe de peças com letras vazadas. Além disso, é possível projetá-las na parede. A brincadeira reforça e estimula os aprendizados que vão se dando na escolha das sílabas. Além disso, o recurso trabalha as relações espaciais de proximidade e distância, perto e longe, maior e menor, na medida em que a criança vai ajustando a distância da lanterna e o tamanho da projeção.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O Jogo de luz e sombra foi usado pela professora Margareth da Silva dos Santos, em uma aula de língua portuguesa no Centro integrado de educação pública (CIEP) Marie Curie, no município de Duque de Caxias (RJ). A turma de 2º ano do ensino fundamental tinha 18 crianças em processo de alfabetização. Dessas, uma tinha deficiência intelectual e outras duas apresentavam dificuldades de aprendizagem. O relato da docente sobre a aula está disponível na íntegra no link após o vídeo.

Considerando a atividade desenvolvida pela professora Margareth e outros usos possíveis na escola, o Jogo de luz e sombra pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Língua portuguesa – 1º e 2º anos do ensino fundamental

Prática de linguagem Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objeto de conhecimento Construção do sistema alfabético e da ortografia
Habilidade (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita

Ciências – 3º ano do ensino fundamental

Unidade temática Matéria e energia
Objeto de conhecimento Efeitos da luz nos materiais
Habilidade (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano)

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O Jogo de luz e sombra é um material pedagógico acessível dialoga com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem nos seguintes aspectos:

  • Apresentação: as peças em formato de letras, sílabas, sinais e imagens têm formato ampliado; as cores reforçam a identificação das diferenças linguísticas e gramaticais das peças; têm aplicação em braille para apoio à leitura e permitem exploração sinestésica por meio dos recortes feitos nas peças.
  • Interação e expressão: o material pode ser manipulado para a seleção e ordenação no suporte das peças que formam as palavras, frases ou expressões desejadas; pode complementar ou substituir a expressão verbal.
  • Motivação e engajamento: a oportunidade de ativação de conhecimentos prévios dos estudantes e de sua participação ativa na formação das palavras, frases e expressões ajuda na motivação e engajamento.

Deixe um comentário