Professora usa material pedagógico acessível para ensinar tipos de relevo

Sou professora de uma turma do 5º ano do ensino fundamental no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Antônio Candeia Filho, no Rio de Janeiro (RJ). A classe conta com 14 estudantes entre 10 e 13 anos e apresentava uma grande dificuldade para lidar com conflitos. Desenvolvemos o Mapa de relevo, um material pedagógico acessível com elementos de diversas cores e texturas (liso, áspero, corrugado e outras) fixados em palitos de madeira para representar os diferentes tipos de relevo.

Este vídeo conta com legendas em português (ativadas na barra do player).

Começamos a atividade apresentando os tipos de relevo a partir da experiência das crianças, diferenciando, por exemplo, quem mora no “alto” de quem mora no “baixo”. Na sequência, propusemos aos alunos que identificassem num desenho esses diferentes tipos e colorissem de acordo com a legenda. Com base nesse exercício, apresentamos a proposta de construção da maquete e cada estudante produziu um tipo de relevo. De forma coletiva, a turma posicionou as peças e identificou as classificações de acordo com a legenda.

+ Saiba como construir o Mapa de relevo

Foi surpreendente a facilidade e autonomia com que as crianças produziram as peças e a colaboração entre elas para a construção da maquete. Nesse processo, discutimos sobre a história da comunidade e trabalhamos conteúdos de língua portuguesa, geografia e história.

Deixe um comentário