3 anos de Plano nacional de educação (PNE): o que mudou na inclusão escolar

Crianças pequenas em escola de educação infantil.
A meta 4 do plano trata da educação inclusiva. Foto: Rovena Rosa (Agência Brasil).
Neste mês, o Plano nacional de educação (PNE) completa três anos. Com peso de lei, o documento orienta a política educacional brasileira por meio de 20 metas a serem cumpridas até 2024. Na área da educação inclusiva, ele prevê a universalização do acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado (AEE) para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.

Três anos após sua aprovação, o que mudou? Quais foram os avanços e desafios? Quanto do caminho ainda é preciso percorrer? Confira nossos conteúdos sobre o PNE e fique por dentro dos avanços, desafios e perspectivas da inclusão escolar.

Plano nacional de educação

A educação inclusiva no Plano Nacional de Educação (PNE)
Entenda melhor os principais pontos da meta 4, relativa ao acesso e participação de alunos com deficiência na rede regular de ensino.

Três anos de PNE: desafios e perspectivas para a inclusão escolar
Especialistas avaliam os avanços da meta 4 e apontam desafios e perspectivas para o futuro da educação inclusiva no Brasil.

Fique de olho

Acompanhe a implementação das 20 metas do Plano nacional de educação. Conheça o Observatório do PNE e saiba mais sobre cada uma das metas do plano e de suas respectivas estratégias, os desafios e avanços da educação brasileira. Por meio de uma plataforma online coordenada pelo Todos Pela Educação em conjunto com outras organizações da sociedade civil, você pode conferir análises sobre as políticas públicas educacionais já existentes e que serão implementadas ao longo dos dez anos de vigência da lei, além de monitorar os indicadores de cumprimento das metas e um extenso acervo de estudos, pesquisas e notícias.

Outras referências

Quer se informar ainda mais? Confira os conteúdos do DIVERSA sobre o Plano nacional de educação, legislação educacional e como exercer o controle social.

Aproveite também para esclarecer dúvidas, responder perguntas e trocar ideias sobre educação inclusiva com a Comunidade DIVERSA. Basta se cadastrar para começar a interagir!

Deixe um comentário