Braille na escola

No dia 8 de abril é celebrado o Dia Nacional do Sistema Braille. A data é comemorada desde 2010 e foi escolhida em homenagem a José Álvares de Azevedo, professor cego que por volta de 1850 trouxe o método para o Brasil. Para celebrar a ocasião, o DIVERSA preparou uma seleção especial de conteúdos sobre o tema. Confira!

Braille e educação inclusiva

Braille nos dias de hoje: objeto de vitrine ou ferramenta indispensável?
Na era digital, sistema é único meio de acesso à informação para surdocegos e mantém papel central no desenvolvimento da autonomia de pessoas com deficiência visual.

Duas mãos deslizam sobre superfície de folha com impressão braille.
Dia do Sistema Braille é comemorado em 8 de abril. Foto: Aliocha Maurício.
Escola cria projeto de literatura inclusiva após chegada de aluno cego
Educadoras buscam parcerias para doação de livros em braille e criam projeto de literatura inclusiva após chegada de aluno cego em escola em Santa Catarina.

Acessibilidade de materiais didáticos
Especialista em educação inclusiva fala da importância da acessibilidade dos materiais didáticos para a garantia de acesso ao conhecimento por todos.

O equilíbrio entre apoio, autonomia e afastamento na educação inclusiva
Pesquisador com deficiência visual compartilha experiências de seu passado escolar e avalia a importância do equilíbrio entre apoio e autonomia na inclusão de estudantes com deficiência.

Mais referências

Saiba mais sobre braille no DIVERSA. Aproveite também para esclarecer dúvidas, responder perguntas e trocar ideias sobre educação inclusiva com a Comunidade DIVERSA. Basta se cadastrar para começar a interagir!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: