De que maneiras a professora de sala comum pode interagir com as práticas de AEE?

Na minha escola tem uma sala para o Atendimento Educacional Especializado, porém, ela é muito isolada. Sou professora de sala de aula comum, e queria integrar as minhas práticas às de AEE. Há outras maneiras do AEE interagir com a escola?

3 respostas

Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 01/08/2019

Olá, enquanto professora especialista no Atendimento Educacional Especializado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública do estado de São Paulo. Segundo pesquisas e diante de minha experiência pedagógica, identifico que o AEE não pode ser considerado uma proposta de reforço e muito menos uma proposta pedagógica isolada. E vou além, para que essas divergências não aconteçam, o AEE precisa estar inserido no Projeto Político Pedagógico das Escolas (PPP) para que o mesmo possa ser debatido e conhecido por toda equipe escolar. De acordo com o Decreto nº 6.571 de 17 de setembro de 2018, o AEE é o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar a formação do ensino comum, para auxiliar a eliminar as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas, para que o aluno possa ter mais autonomia e uma aprendizagem com mais significado. É um serviço de apoio que precisa estar disponível em todos os níveis de ensino. Os professores especialistas do AEE precisam fortalecer e ampliar vínculos com os professores do ensino comum, precisam apoiar o acesso ao currículo de forma integrada e adaptada, e não diferenciada. Portanto o AEE, precisa ser validado com caráter pedagógico de fácil acesso e disponibilidade para garantir uma proposta inclusiva e integrada com qualidade para promover o princípio da equidade.

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 02/08/2019

Complementado minha resposta. Gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência. Uma das formas que utilizo para integrar-me ao professor de sala comum é por meio da realização e desenvolvimento de projetos e atividades pertinentes que contemplem todos os alunos. Por exemplo, atualmente atendo no AEE dois alunos com TEA que cursam o 6º ano do ensino comum. Eu e a professora de matemática criamos o projeto MatGame, proposta pedagógica que tem por objetivos proporcionar aos alunos uma aprendizagem diversificada por meio de jogos e circuitos, usando-o como possibilidade de explorar o conceito das 04 operações e da tabuada, colocando para os alunos de forma lúdica. Proposta pedagógica que contempla todos os alunos, fortalece a autonomia, socialização e apoio mútuo. Outro auxílio que realizo para os professores da sala comum é a confecção de materiais pedagógicos. Nesse sentido a integração do professor especialista do AEE com o professor da sala comum é fundamental e necessária para o fortalecimento de parcerias e troca de experiências que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Por Josefa Firminiana da Conceição em 16/08/2019

Bom dia, colega. Sou professora do AEE, e uma das maneiras que eu encontrei para incluir meus alunos com os demais foi aplicando um projeto intitulado de “Juntos venceremos”:

Cada dia da semana meus alunos com deficiência participavam de uma aula do ensino regular, e, em parceria com a regente da classe e seu alunos, confeccionavam diversos materiais que os professores poderiam usar não só na sala de recursos, mas em qualquer sala, dependendo dos conteúdos e do planejamento.

Alguns exemplos das produções são: quebra-cabeça, jogos de memória, materiais variados com sucata para trabalhar as cores, símbolos geométricos, sequencias numéricas, artes com massa de modelar e com argilas, criação de personagens de historinhas infantis, entre outros.

Esse trabalho teve uma duração de 15 dias, abrangendo as 10 salas do ensino regular. Todo o material confeccionado ficou a disposição de todos na sala de recursos.

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: