O Painel de nomes e sons dos animais é um material pedagógico acessível feito com peças de um brinquedo antigo que emite o som de uma série de bichos. O recurso também conta com elementos em português escrito, em braille e em Língua brasileira de sinais (Libras).
Na Escola Municipal Che Guevara, a professora Talita Regados de Souza usou o painel durante uma atividade de contação de histórias em uma turma do 2º ano do ensino fundamental. Cerca de 10 crianças participaram da aula, incluindo um garoto com deficiência intelectual. Assista:
A experiência da Talita é um exemplo de como o material pode ser utilizado em atividades para estudantes com e sem deficiência na sala comum. Mas, de acordo com cada contexto, e com uma boa dose de criatividade, o recurso pode ser criado com outros materiais e ser aplicado em outras disciplinas, para outros perfis de alunos, com outras abordagens e objetivos.
Você já fez uso do Painel de nomes e sons dos animais? Como você o criou? Quais atividades você desenvolveu? Conta aí como foi sua prática pedagógica e ajude a inspirar outros educadores da Comunidade DIVERSA a criar suas próprias estratégias!