Grupo lança campanha pela transformação da escola

Iniciativa convida pessoas a se mobilizar por uma educação que faça sentido para crianças e jovens do século XXI

Logo da campanha Escolha Transformar A transformação da escola é possível, relevante e urgente. Com base nessa premissa, um grupo formado por mais de 100 pessoas lançou, em novembro, a campanha “Escolha Transformar”. A iniciativa convida toda a sociedade a ajudar no processo de reconectar a escola aos sonhos e à vida dos alunos brasileiros — uma mudança profunda, que reinvente práticas, espaços, tempos, papéis e relações na educação.

O pontapé inicial do Escolha Transformar foi dado com a divulgação de uma carta em que a própria escola constata que precisa mudar para fazer sentido no século XXI. “Não conseguirei fazer diferença na vida dos estudantes se obrigá-los a aprender o que já não lhes serve mais e de um jeito que não se conecta com o seu próprio jeito de ser e de aprender.” E para ajudar nessa missão, ela convoca todos aqueles que já “atravessaram seus portões”.

A ideia da companha é dar visibilidade a experiências inovadoras em educação, disseminar informações e instrumentos de transformação da escola, influenciar políticas públicas e fomentar o engajamento da sociedade. “Sei que esse sonho é possível, pois já são muitos os exemplos de mudanças que estão acontecendo a partir do esforço de gestores, educadores, estudantes, organizações e movimentos sociais, empreendedores e ativistas pela educação”, diz a carta.

Como fazer parte

Para participar da iniciativa, é preciso se inscrever no site escolhatransformar.org.br e se engajar nas “tarefas do momento”. A primeira delas já está rolando. Basta contar em suas redes sociais por que você optou pela transformação da escola e indicar outras três pessoas para participar do desafio, usando as hashtags #escolhatransformar e #euescolhitransformar.

Em sua mensagem, você pode contar uma experiência pessoal ou incentivar que outras pessoas façam o mesmo. Se você é membro da Comunidade DIVERSA, conte o que tem feito em sua comunidade escolar para incluir estudantes público-alvo da educação especial em salas comuns! Afinal, escolher a educação inclusiva é escolher transformar a escola.

Escolha Transformar

Inscrições: escolhatransformar.org.br
Tarefa do momento: Compartilhe nas suas redes sociais, em vídeo ou texto, por que escolhe transformar a escola e marque três pessoas para participarem do desafio. Divulgue o site da mobilização e use as hashtags #escolhatransformar #euescolhitransformar

Deixe um comentário