Maquete interativa das partes dos rios

Esta página ainda está em construção e estará completa em breve. Até lá, você pode assistir às práticas e aos tutoriais dos Materiais pedagógicos acessíveis aqui.

 

A Maquete interativa das partes dos rios é um material pedagógico acessível feito de papel, tecido e componentes eletrônicos básicos. O recurso representa uma determinada realidade hidrográfica usando elementos visuais, táteis e sonoros com os quais os estudantes podem interagir. A maquete é feita sobre uma base de papelão, onde são coladas lâmpadas de LED e um tecido azul, de acordo com o trajeto de um rio principal e seus afluentes. Quando o botão é acionado, as luzes se acendem com maior intensidade nos trechos onde o fluxo de água é maior e com menos força onde a vazão é mais fraca.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O material foi usado no CIEP Antônio Candeia Filho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em uma classe do 5º ano do ensino fundamental. Na turma, havia 27 estudantes – um deles com deficiência auditiva e outro com transtorno do espectro autista (TEA). A Maquete interativa das partes dos rios foi construída pelos próprios alunos em sala de aula.

Para criar o recurso, os estudantes realizaram uma pesquisa sobre a história e o meio ambiente do bairro do Acari, onde a escola se localiza. Além do enfoque dado ao estudo da hidrografia da região, outros temas da geografia – como poluição, ocupação humana, clima, fauna, flora e cartografia – foram discutidos.

Desse modo, o material pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Geografia – 4º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Natureza, ambientes e qualidade de vida
OBJETO DE CONHECIMENTO Conservação e degradação da natureza
HABILIDADE (EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas

Geografia – 6º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Conexões e escalas
OBJETO DE CONHECIMENTO Relações entre os componentes físico-naturais
HABILIDADE (EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal

Geografia – 6º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Formas de representação e pensamento espacial
OBJETO DE CONHECIMENTO Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras
HABILIDADE (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

Ao planejar a atividade, o diretor do CIEP Antônio Candeia Filho, David dos Santos Moura, e as professoras da turma, Aline Ribeiro Sarmento e Nathália Moreira da Cunha, incorporaram outros elementos sensoriais ao material pedagógico. Foram usados brinquedos eletrônicos de plástico e tecidos de diferentes texturas para representar animais, plantas, residências etc. O resultado final foi uma maquete do Rio Acari que tem rãs que emitem som, helicópteros com hélices giratórias e casas ribeirinhas.

Por contar múltiplas formas de apresentação da informação, engajar os estudantes, aproximar o componente curricular a exemplos da vida cotidiana e acionar conhecimentos prévios, a atividade com o uso da Maquete interativa das partes dos rios dialoga com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: