Modelo do DNA

Esta página ainda está em construção e estará completa em breve. Até lá, você pode assistir às práticas e aos tutoriais dos Materiais pedagógicos acessíveis aqui.

 
O Modelo do DNA é um material pedagógico acessível de baixo custo feito com palitos de churrasco, bolas de isopor, linhas e miçangas. O recurso reproduz dois filamentos da molécula do ácido desoxirribonucleico (DNA) enrolando-se em forma espiral. As esferas são pintadas de cores distintas para representar os diferentes grupos de açúcares, fosfato e bases nitrogenadas que constituem a estrutura. Essa distinção também pode ser evidenciada com o uso de tecidos com texturas diferentes para cada tipo de elemento. O material é maleável e deve ser girado para imitar a aparência da dupla hélice.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O Modelo do DNA foi usado pela professora Suelem Santana numa classe do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Che Guevara, em Mesquita (RJ). A turma era composta por 15 estudantes, incluindo três com deficiência intelectual.

Antes de usar o material pedagógico, a docente explicou a função do DNA e pediu para as crianças cortarem e colarem tiras da estrutura no caderno. Além disso, em casa, elas pesquisaram sobre as características físicas comuns entre familiares.

Como o tema não é obrigatório para o ensino fundamental, a professora não se aprofundou no estudo da molécula. Contudo, o recurso permitiu explorar outros conteúdos da área de Ciências da natureza, como corpo humano e diversidade.

Considerando esta atividade e outros usos em sala de aula, o Modelo do DNA pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Ciências – 1º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Vida e evolução
OBJETO DE CONHECIMENTO Corpo humano
Respeito à diversidade
HABILIDADES (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças

Ciências – 9º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Vida e evolução
OBJETO DE CONHECIMENTO Hereditariedade
Ideias evolucionistas
Preservação da biodiversidade
HABILIDADE (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O Modelo do DNA é um material pedagógico colorido e flexível, o que chama atenção. De acordo com Suelem, com a experimentação do recurso, os alunos sentiram-se envolvidos e interessados com o tema.

Por contar com múltiplas formas de apresentação da informação, engajar os estudantes, aproximar o componente curricular a exemplos da vida cotidiana e acionar conhecimentos prévios, a atividade com o uso do Modelo do DNA dialoga com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: