Modelo do sistema nervoso

O Modelo do sistema nervoso é um material pedagógico acessível que reproduz em alto-relevo a disposição dos nervos no corpo humano e emite luzes para simular seu funcionamento. O recurso é feito com materiais de baixo-custo, como papelão, linha, lâmpadas de LED e conta com um circuito eletrônico básico. Quando a bateria é ligada, as luzes se acendem.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Na Escola Municipal Maria Dolores, em Mesquita (RJ), a professora Roselma Pena Vieira usou o Modelo do sistema nervoso em uma aula de ciências. A turma de 5º ano do ensino fundamental contava com cerca de 30 estudantes, entre eles um com deficiência intelectual e outro com baixa visão.

Considerando essa atividade e outros usos em sala de aula, o Modelo do sistema nervoso pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Ciências – 6º ano do ensino fundamental

Unidade temática Vida e evolução
Objeto de conhecimento Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Habilidade (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções

(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso

(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

Segundo a professora, os aspectos visuais e táteis do material pedagógico fizeram toda a diferença. Todos os alunos se envolveram na atividade de algum modo. Ela destaca que com o recurso a aula saiu da rotina, estimulando não só os alunos, mas ela própria.

Por contar com múltiplas formas de apresentação da informação, engajar os estudantes, aproximar o componente curricular a exemplos da vida cotidiana e acionar conhecimentos prévios, a atividade com o uso do Modelo do sistema nervoso dialoga com alguns princípios do Desenho universal para a aprendizagem (DUA).

Deixe um comentário