Observatório do PNE acompanha metas educacionais para a próxima década

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM), juntamente com outras 18 organizações ligadas à educação, lança o Observatório do PNE, plataforma online que tem como objetivo monitorar os indicadores referentes a cada uma das 20 metas do Plano nacional de educação (PNE) e de suas respectivas estratégias. Com a coordenação do Todos Pela Educação, o observatório reúne análises e indicadores atualizados das metas e estratégias previstas e um extenso acervo de estudos, pesquisas e notícias relacionados aos temas educacionais por ele contemplados. O IRM colaborará com o monitoramento da meta 4, dedicada à educação especial / inclusiva, ao lado da ONG Mais Diferenças.

+ Acesse o Observatório do PNE

Grupo de representantes de entidades civis posam para foto durante lançamento do Observatório do PNE.
Representantes de organizações ligadas à educação se reúnem durante lançamento de plataforma de monitoramento do Plano nacional de educação (PNE).

“Além de permitir que a sociedade civil acompanhe os avanços no atendimento escolar dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação, o observatório do PNE ajudará a esclarecer que a participação desses estudantes na sala de aula regular é um direito fundamental, que deve ser complementado com a oferta de atendimento educacional especializado”, diz Rodrigo Hübner Mendes sobre a iniciativa.

O usuário também terá acesso a informações sobre programas e políticas públicas já em vigor para cada etapa da educação. Além disso, a plataforma oferece opções para a fragmentação de indicadores por regiões, estados e outras diversas categorias da população, e a visualização de séries históricas. Todas esses conteúdos poderão ser baixadas pelos usuários gratuitamente e sem necessidade de cadastro prévio.

Deixe um comentário