Prêmios nacionais selecionam melhores experiências de educação

Com inscrições abertas até fim do mês, prêmios Educador Nota 10 e Professores do Brasil reconhecem práticas da educação básica

Você está envolvido ou conhece alguma experiência educacional que seja inclusiva e inovadora? Quer divulgar e ter o projeto reconhecido? Até o fim de maio, duas premiações nacionais de educação estão com inscrições abertas para reconhecer e premiar os melhores projetos educativos do país, da educação infantil ao ensino médio. Confira.

Prêmio Educador Nota 10

Professores e gestores da educação infantil ao ensino médio têm até dia 3 de junho para se inscrever na maior premiação da educação básica brasileira. Promovido pela Fundação Victor Civita (FVC), em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, o Prêmio Educador Nota 10 tem como objetivo reconhecer experiências educativas inclusivas, equitativas e de qualidade de todo o país. Podem participar professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais que tenham concluído graduação em pedagogia ou licenciatura e que tenham desenvolvido ações em escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais.

Logo do Prêmio Educador Nota 10 em que há três grandes lápis saindo de um conjunto de nuvens.
Inscrições para Prêmio Educador Nota 10 vão até dia 27 de maio. Foto: Divulgação/FVC.

Na primeira etapa da premiação, uma comissão de especialistas irá selecionar 50 projetos finalistas. Entre eles, dez serão escolhidos vencedores da edição. Por fim, na cerimônia de entrega do prêmio, que será realizada em setembro na cidade de São Paulo, um inscrito é eleito Educador do Ano. Cada vencedor ganha um vale-presente no valor de R$ 15 mil. O Educador do Ano recebe outro vale no mesmo valor. As escolas dos dez projetos premiados também ganham uma verba para a celebração.

Uma das novidades desta edição do Prêmio Educador Nota 10 é o destaque a experiências educativas que contemplem estudantes público-alvo da educação especial e educadores com deficiência. Dentre os critérios para a seleção dos trabalhos estão: equidade e inclusão, aplicabilidade em outros contextos, evidências de aprendizagem, didática específica da área e correlação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, será possível inscrever iniciativas desenvolvidas no Atendimento educacional especializado (AEE).

As inscrições devem ser feitas pela internet no site da premiação. Lá você também encontra outras informações e o regulamento completo. Acesse www.premioeducadornota10.org.

Prêmio Professores do Brasil

Até 31 de maio, estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e instituições parceiras, visa reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de educadores de escolas públicas que colaboram para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Logo do Prêmio Professores do Brasil que mostra a ilustração de um peão girando.
Premiação recebe inscrições até 31 de maio. Foto: Divulgação/MEC.

Para participar, professores da rede pública de todo o país devem se inscrever em uma das seis categorias: creche, pré-escola, ciclo de alfabetização, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais e ensino médio. Os trabalhos passarão por três etapas de premiação: estadual, regional e nacional. Na última delas, serão escolhidos seis professores vencedores, que ganham, cada um, R$ 8 mil, uma viagem e um troféu.

Além das premiações por categoria, o professor poderá concorrer a prêmios dentro das temáticas especiais. São elas:

• Esporte como estratégia de aprendizagem;

• Uso de tecnologia de informação e comunicação no processo de inovação educacional;

• Educação empreendedora;

• Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio;

• Aprendizagem criativa.

Para se inscrever, interessados devem enviar um relato da prática pedagógica no site do Prêmio. Outras informações estão disponíveis no regulamento. Acesse: www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

Deixe um comentário