Relatos iniciais do DIVERSA

O MEC, através da SECADI, orienta a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva através do Atendimento Educacional Especializado. O Município de Curitiba, conta com programas e serviços para assegurar o atendimento aos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Hoje, a Secretaria Municipal da Educação, através da Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais conta com 18 Salas de Recursos Multifuncionais em 8 Núcleos Regionais da Educação.

As professoras que trabalham com o AEE, atuam com uma carga horária semanal de 40 horas, sendo 20 horas nas Salas de Recursos Multifuncionais e 20 horas no turno de escolaridade do estudante, e têm como funções disponibilizar os recursos pedagógicos de acessibilidade ao conhecimento e orientar quanto a sua utilização no processo de ensino-aprendizagem nas turmas do ensino comum.

Apesar da bagagem de experiências que cada profissional possui, o curso Portas abertas para a inclusão abriu possibilidades para repensar a prática diária, revendo conceitos e o histórico da Educação Especial, juntamente com profissionais que são referência em educação inclusiva. Nossa ideia de projeto surgiu a partir das aulas assistidas e foi organizado de modo a compartilhar experiências inclusivas e subsidiar o trabalho do professor frente à inclusão escolar. Uma das barreiras encontradas foi a necessidade de sensibilização frente aos profissionais da escola em trabalhar com a diferença, levar em consideração, a necessidade de cada educando. Surge, então, a construção de um Blog que tem como objetivo a Informação, Reflexão e Ação, na busca de conscientização em relação à diversidade que encontramos na sala de aula. Esta ferramenta de trabalho abre possibilidades de reflexão sobre as diferenças existentes no cotidiano escolar.

O Blog está sendo divulgado pelas professoras que executaram a construção do mesmo, em âmbito escolar e nas redes sociais. Em 2014, será compartilhado com as demais profissionais do AEE, dando a oportunidade de realimentação e divulgação.

 

Integrantes:

Cláudia Percinoto 

Edna Maria Candido Menk Ferreira

Elisabet do Rocio dos Santos

Zadyr Gilmara Ferreira Miranda Zaniolo

 

“Participantes do projeto Portas abertas para a Inclusão – 2013”

Deixe um comentário