Relatos iniciais do DIVERSA

O projeto Inclusão fez com que a escola desenvolvesse um trabalho participativo, envolvendo toda a comunidade, trouxe para o municipio de Itaoca ideias simples, produtivas, transformações e inovações, afinal, quando se está disposto a trabalhar em prol a educação, o ambiente, as pessoas e as coisas mudam.

Particulamente falando, a inclusão tem de ter esse olhar de que "ela" não é um bicho de sete cabeças, repensar o sentido que se está atribuindo à educação, vai além de atualizar nossas concepções e resignificar o processo de construção de todo o indivíduo. Falar de inclusão é um desafio, o primeiro é o preconceito, o segundo é a estrutura física, que embora não seja tão difícil de ser superada e outro desafio é a falta de conhecimento a respeito dos direitos das pessoas com deficiência e como lutar por direitos, se não se sabe nem mesmo que eles existem.

O Instituto Rodrigo Mendes desenvolveu em Itaóca – uma inovação que foi muito proveitosa para os diferentes segmentos educacionais e sociais. Concluindo, o apoio que tivemos durante a execução do projeto foi essencial para que mudássemos nossa pratica pedagógica, mudássemos nosso olhar e começássemos a valorizar as crianças com deficiência, pois elas têm capacidade de aprender a viver na sociedade e progredir como ser humano.

 

Participante do Monitoramento de projetos em educação inclusiva – 2013

Deixe um comentário