Secretaria de SP lança plataforma de dados sobre pessoas com deficiência

Para fortalecer luta por direitos, ferramenta pretende auxiliar a tomada de decisão de gestores paulistas na definição das políticas públicas

Na última semana, no dia 03 de dezembro, em evento de comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPCD) de São Paulo lançou a plataforma Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Em auditório, homem com deficiência visual  se apresenta para platéia. Ao fundo, projetado em telão, logo da base de dados com os dizeres "base de dados dos direitos da pessoa com deficiência". Fim da descrição.
Dudu Braga, músico com deficiência visual, participou do evento

A ferramenta, apresentada pela secretária executiva Aracélia Costa, logo após apresentação institucional da secretária Célia Leão, tem como objetivo subsidiar a tomada de decisão de gestores paulistas na definição das políticas públicas regionais ou municipais voltadas à inclusão plena das pessoas com deficiência.

Também é um dos intuitos da ferramenta ser fonte de estudo para pesquisadores e profissionais interessados na causa, sendo um instrumento de monitoramento da garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

Leia mais:
+ Dados de pessoas com deficiência: um desafio para a educação inclusiva

A plataforma, desenvolvida em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), reúne, em um sistema de Business Intelligence (BI), dados censitários e informações sobre as principais políticas nas áreas de educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social, entre outras.

Deixe um comentário