Baú para contação de histórias

Este material pedagógico acessível teve como proposta tornar a experiência de aprendizagem de conteúdos curriculares da Língua Portuguesa em sala de aula interessante e desafiadora, proporcionando maior envolvimento nas atividades de leitura e escrita e criando melhores condições de aprendizagem para todos.

O Baú de contação de histórias foi construído em MDF na cortadora a laser e utiliza um arduíno para reprodução de 14 diferentes tipos de sons, que são gravados em um cartão de memória conforme o tema a ser trabalhado. Na parte frontal, há uma placa imantada para fixação de desenhos, figuras ou palavras.

Foi idealizado para ser trabalhado com uma turma de 3º e outra de 7º ano, de acordo com seus respectivos conteúdos curriculares da Língua Portuguesa, destacando-se a oralidade, construção colaborativa de histórias e diferentes narrativas.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência de educadores da EMEF Olegário Mariano e possibilidades de uso em outras escolas, o Baú de contação de histórias pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Língua Portuguesa – 2º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
OBJETO DE CONHECIMENTO Formas de composição de narrativas
HABILIDADE (EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.

Língua Portuguesa – 3º do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Escrita

(Compartilhada e autônoma)

OBJETO DE CONHECIMENTO Escrita colaborativa
HABILIDADE (EF03LP14) Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

Língua Portuguesa – 3º, 4º, 5º anos do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Oralidade
OBJETO DE CONHECIMENTO Variação linguística
HABILIDADE (EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.

Língua Portuguesa – 7º do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Produção de textos
OBJETO DE CONHECIMENTO Produção e edição de textos publicitários
HABILIDADE ((EF67LP13) Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado, explorando recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais, utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O Baú de contação de histórias foi confeccionado utilizando o conceito Desenho universal para a aprendizagem. Para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes, o material utiliza múltiplas formas de apresentar informação, contando com botões de áudio, identificados com pictogramas impressos em 3D, em diferentes formatos e texturas. Engaja e aproxima os estudantes dos conteúdos curriculares, acionando conhecimentos prévios.

  • Apresentação: como consta do relato de experiência de educadores da EMEF Olegário Mariano, “é um objeto que aguça curiosidade e certo fascínio, por estar associado a algum tipo de tesouro”. Conta ainda com diferentes vias de aprendizagem como visual (cenário e pictograma das teclas de som), sonora (áudios) e tátil (relevo das teclas), permitindo várias associações e a ampliação das possibilidades de percepção.
  • Interação e expressão: é manipulado de forma autônoma pelos alunos, estimulando a expressão de todos por meio de escolhas.
  • Motivação e engajamento: permite a participação de todos os estudantes de maneira colaborativa, estimulando a participação, o aumento da interação, a troca e o acesso de cada um ao currículo.
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