Baú para contação de histórias – como fazer

O que você vai precisar

A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos.

Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica ou de instituições de sua comunidade escolar que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários.

Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores.

Materiais

a) Para fazer o baú:

• Placa MDF de 6 mm e de 1,55 m por 0,9 m;
• Cola para madeira;
• Fita crepe;
• Manta magnética autoadesiva de 0,3 mm e de 0,5 m por 0,3 m;
• Ímã para mural.

b) Para fazer a gaveta de som:

• 1 arduino uno;
• Cabo para arduino;
• 1 módulo MP3 DFPlayer;
• 1 fonte de 5V e 2A;
• 1 mini cartão SD;
• 1 protoboard;
• 1 buzzer de 5V;
• 14 botões de chave táctil de 6 mm;
• 16 resistores de 100 KΩ;
• 1 resistor de 330 Ω;
• 2,8 m de fio de cobre;
• 30 jumpers macho;
• Ferro de solda;
• Estanho para solda;
• Alto-falante;
• Fita isolante;
• Cola quente.

c) Ferramentas e utensílios:

• Cortadora a laser;
• Software Adobe Illustrator CS5 ou outro vetorial, como o InkScape (para realizar o corte a laser).

Vamos começar?

Cortando o baú

Vamos construir a caixa do baú e, em seguida, a tampa.

  • • Passo 1: Faça o download dos MOLDES no botão abaixo do vídeo. Descompacte os arquivos. Abra a pasta “Bau_contacao_historia”. Envie os arquivos da pasta “Corte_Laser” para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 6 mm de espessura.

Importante: Os arquivos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem nesse programa.

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (Baú-MDF-6mm) como referência para construir o material pedagógico em uma placa de papelão grosso, usar caixa de jogos já prontas ou mesmo realizar o corte em MDF com algum marceneiro. A estrutura do baú deve ter aproximadamente 22 cm de largura, por 44 cm de comprimento e 26 cm de altura com a tampa.

Passo 2: Simule o encaixe das peças cortadas que servirão para a construção do baú usando uma fita crepe.

Passo 3: Passe cola instantânea nas junções da estrutura para fazer a colagem definitiva.

Passo 4: Separe os seis pinos retangulares cortados a laser, fixando três deles com cola em uma das paredes internas do baú e os outros três na parede oposta. Lembre-se de colá-los seguindo um espaçamento entre eles para que sirvam de apoio à placa que irá abrigar a parte sonora.

Agora, vamos fazer a tampa do baú.

Passo 5: Separe as cinco placas cortadas a laser que servirão como tampa para o baú e simule o encaixe das peças usando uma fita crepe.

Passo 6: Passe cola instantânea nas junções da estrutura da tampa para fazer a colagem definitiva, com exceção da base da tampa que irá encaixar na roldana do baú.

Passo 7: Encaixe a base da tampa nos círculos laterais do baú. Prenda os círculos com a bolinha da roldana cortada a laser. Agora, fixe essa base encaixada na estrutura da tampa em cada extremidade utilizando cola e retire a fita crepe.

Importante: Perceba que restou do molde apenas a parte que abrigará a placa sonora, com 14 orifícios. Fique atento para não colá-la no baú, pois será importante ter acesso a ela para eventuais alterações dos áudios.

Gravando os áudios

Importante: A seguir, você deve gravar os áudios que serão tocados quando os botões do jogo forem acionados.

Passo 8: Nos MOLDES baixados, abra a pasta “Áudio”. Ela contém alguns áudios, como sons de trovão, risada e chuva, que já podem ser usados no seu baú para contação de histórias. Lembre-se de que você pode alterar esses áudios e conteúdos de acordo com o objetivo da aula.

Importante: Caso você utilize os áudios disponíveis, avance para o passo 11.

Passo 9: Defina até 14 áudios para serem tocados. Os áudios irão conter efeitos sonoros criativos que poderão ser usados para a contação de histórias.

Passo 10: Grave um som em formato mp3 para cada botão. Para gravar, você pode usar um gravador comum presente na maioria dos celulares.

Passo 11: Copie e nomeie os arquivos com quatro dígitos na sequência que você deseja que sejam tocados no mapa, como no exemplo a seguir:

Nome do arquivo Ordenação Botão correspondente
0001.Trovão.mp3 1º áudio na placa sonora 1
0002.AguaCaindo.mp3 2º áudio na placa sonora 2
0003.BatidadeCarro.mp3 3º áudio na placa sonora 3

• Passo 12: Salve os áudios no cartão de memória mini SD e insira-o no módulo leitor de mp3 da protoboard.

Montagem eletrônica da parte sonora

Importante: A seguir, você irá criar o esquema eletrônico do baú. Para montá-lo, aconselhamos que você procure auxílio de pessoas ou instituições com conhecimentos em eletrônica. Tenha em mãos os materiais e utensílios necessários para montagem da parte sonora listados acima.

Passo 13: Para rodar o código é necessário instalar uma nova biblioteca na IDE do arduino. Para isso, localize a pasta “DFRobotDFPlayerMini”. Descompacte os arquivos. Mova essa pasta para “libraries/bibliotecas” na IDE do arduino.

Passo 14: Monte os botões na protoboard seguindo o arquivo na pasta “Esquema montagem eletrônica”, disponível entre os materiais que você baixou. Antes de colar os botões, verifique o passo 13.

Passo 15: Baixe o programa Arduino, procure “Código arduino” entre as pastas baixadas e abra o arquivo “audioMPAAnalogButton.ino”. Conecte o arduino UNO com o cabo na porta USB. Na interface de desenvolvimento do arduino, selecione a porta correspondente do Arduino UNO conectado. Carregue o código (upload) no arduino UNO.

Passo 16: Depois de montar os circuitos eletrônicos, fixe com cola quente a protoboard e o arduino na base e o alto-falante para saída do áudio na parte redonda com orifícios, localizada também na base interior do baú. Os fios dos botões devem ser passados nos 14 furos correspondentes, já cortados a laser na placa de madeira que não foi fixada e, como dissemos acima, serviria de abrigo para a placa sonora.

Passo 17: É importante que rosqueie todos os 14 botões nos respectivos furos antes de colar na protoboard.

Sugestão: Na placa sonora removível, sugerimos colocar pegadores nas extremidades da placa. Isso facilitará o acesso interno à placa sonora.

Passo 18: Conecte a fonte de 5V 2A na saída de alimentação do arduino ou em um adaptador USB para tomada, desde que seja 5V 2A.

Finalização e customização

Por último, iremos colar a manta magnética adesiva que ficará na parte da frente do baú, onde serão fixados com imã desenhos para a contação de histórias.

Agora é só usar!

Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite o Baú de contação de histórias com seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.

Precisa de ajuda?

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O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.
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O que é: plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, para criação é utilizada uma linguagem de programação padrão e é essencialmente C/C++.
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