Caixa Silábica

A Caixa silábica foi construída para contribuir com o processo de alfabetização de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA). A proposta da utilização do material pedagógico acessível tem como princípios os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  ao considerar que educandos e educandas possam participar ativamente da transformação positiva tanto da sua realidade local, quanto dos desafios globais.

O material pedagógico acessível é composto de uma caixa de MDF confeccionada na cortadora a laser; 14 peças móveis em alto relevo com sílabas e 14 botões de áudio. Cada um dos 14 botões, ao serem acionados, emitem o som da sílaba correspondente.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O projeto que culminou na construção do MPA foi interdisciplinar, englobando os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Informática, tendo como objetivo incentivar a prática da leitura.

Considerando o relato de experiência de educadores do CIEJA Lélia Gonzalez e possibilidades de uso em outras escolas, a Caixa Silábica pode ser usada como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades da Base nacional comum curricular (BNCC):

Língua Portuguesa

Unidade temática Escrita (compartilhada e autônoma)
Objeto de conhecimento Correspondência fonema-grafema
Habilidade (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
Unidade temática Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objeto de conhecimento Construção do sistema alfabético
Habilidade (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas. (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

A Caixa silábica foi confeccionada utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA). Ela utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes, com ou sem deficiência, ao apresentar informação utilizando múltiplas formas, engajar e acionar conhecimentos prévios dos estudantes.

  • Apresentação: permite a associação de respostas orais, visuais e táteis (som, escrita e relevo) para ampliar as possibilidades de percepção.
  • Interação e expressão: a caixa utiliza principalmente o tato para acionamento dos botões e permite a expressão através da fala e da escrita textual.
  • Motivação e engajamento: a partir da proposta interdisciplinar o engajamento dos estudantes ocorreu no processo de escolha das sílabas presentes na caixa. Além disso, a estratégia de trabalho em duplas ou grupos, possibilita a troca entre os pares e maior participação de todos estudantes.

Deixe um comentário