Mapa mundi interativo

O Mapa mundi interativo foi elaborado para abordar conteúdos da aula de Geografia. Ele é composto basicamente por um planisfério colado sobre uma base de MDF, com um botão de áudio para cada continente, além de botões em mares, oceanos e meridianos, que, quando acionados, fornecem informações sobre essas localidades. Os áudios podem ser trocados de acordo com o conteúdo a ser trabalhado, tornando o material bastante versátil.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência de educadores da EMEF Profª Marina Melander Coutinho e possibilidades de uso em outras escolas, o Mapa mundi interativo pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Geografia – 7º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Formas de representação e pensamento espacial
OBJETO DE CONHECIMENTO Mapas temáticos do Brasil
HABILIDADE (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Geografia – 8º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA O sujeito e seu lugar no mundo
OBJETO DE CONHECIMENTO Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais
HABILIDADE (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

Geografia – 8º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Formas de representação e pensamento espacial
OBJETO DE CONHECIMENTO Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África
HABILIDADE (EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

Geografia – 9º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Formas de representação e pensamento espacial
OBJETO DE CONHECIMENTO Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas
HABILIDADE (EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

 Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O Mapa mundi interativo foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA). Ele apresenta informações utilizando múltiplas formas, visual e auditiva; engaja os estudantes; e aproxima o componente curricular, acionando conhecimentos prévios. O seu manuseio de forma colaborativa entre os pares facilita a compreensão dos conteúdos abordados.

  • ● Apresentação: permite associações diversas e a ampliação das possibilidades de percepção.
  • ● Interação e expressão: é manipulado de forma autônoma por estudantes, estimulando a participação de todos de forma lúdica e prazerosa.
  • ● Motivação e engajamento: a utilização do material associada a estratégias planejadas, principalmente o protagonismo de estudantes para seleção de informação, elaboração de textos e gravação de áudios, permitem a participação de todos de maneira colaborativa, viabilizando o envolvimento, o aumento da interação e a aprendizagem dos conteúdos propostos.
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