Placas tectônicas – como fazer

Baixe os moldes do material

O que você vai precisar

A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos.    

 Para executar os passos desse tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica ou de instituições de sua comunidade escolar que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários.  

Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores. 

Materiais

a) Para fazer as camadas:

  • 2 placas de MDF de 6 mm de 1,55 m por 0,90 m;
  • 2 placas de MDF de 3 mm de 1,55 m por 0,90 m;
  • 1 placa de Acrílico de 2 mm de 1,55 m por 0,90 m;
  • Cola para madeira;
  • Fita crepe.

b) Ferramentas e utensílios:

  • Cortadora a laser;
  • Software Illustrator CS5, ou outro vetorial como o InkScape (para realizar o corte a laser).

Vamos começar?

Cortando as camadas

  • Passo 1: faça o download dos MOLDES no botão abaixo do vídeo, à direita. Descompacte os arquivos. Abra a pasta “Placas tectonicas. Envie o arquivo “Placa-tectonica” da pasta “CORTE DAS PLACAS” para uma cortadora a laser. Em preto, estão ajustados desenhos para o corte nas placas de MDF de 3 mm e 6 mm de espessura. Em vermelho, o desenho para a gravação na placa de acrílico de 2 mm de espessura. 

Importante: oarquivos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem nesse programa. 

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. 

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (“Placa-tectonica”) como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso, usar uma caixa já pronta ou mesmo realizar o corte em EVA com espessura suficiente para não dobrar. A estrutura deve ter aproximadamente 45 cm de largura por 65 cm de comprimento.  

  • Passo 2: com as placascortadas, separe a placa de base do material que servirá de representação do manto terrestre. Feito isso, sobreponha e fixe com cola para madeira as bordas cortadas, emoldurando a base do material.
  • Passo 3: separe as peças cortadas a laser que representam as placas tectônicas e as sobreponha na base do material que representa o manto.
  • Passo 4: por fim, sobreponha a placa de acrílico com o mapa mundi gravado a laser sobre as placas tectônicas. Separe as peças de continentes cortados em MDF e os fixe sobre continentes gravados no acrílico com cola, a fim de criar um relevo dos territórios.

Importante: com exceção das pequenas ilhas que precisam ser coladas uma a uma sobre as placas, as demais partes que representam os continentes em MDF podem ser móveis para serem utilizadas de acordo com o conteúdo ou fenômeno a ser observado. Não cole a camada das placas tectônicas e a camada de acrílico que representa os oceanos, já que será importante que elas sejam removíveis para o trabalho pedagógico.  

Finalização e customização

  • Passo 6: agora, customize as placas tectônicas e os continentes da forma que preferir. Use texturas e/ ou pinturas e não se esqueça do contraste nas cores para facilitar a identificação dos elementos.

Agora é só usar!

Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite as Placas Tectônicas com seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA. 

Precisa de ajuda?

Confira nossa sugestão de programa e tutorial sobre desenho digital.  

Inkscape
O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.
Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto 

Deixe um comentário