Roleta silábica

A roleta silábica foi concebida para apoiar a alfabetização de estudantes. As estratégias para utilização, assim como as sílabas colocadas sobre a roleta, podem ser alteradas de acordo com os conteúdos curriculares a serem trabalhados. Pode-se, por exemplo, utilizar figuras ou números.

A roleta é composta de uma caixa de MDF cortada a laser. No centro da parte superior da caixa foi fixada uma seta giratória, também cortada a laser, e em volta, em círculo, foram encaixadas pequenas circunferências de acrílico para acomodar as sílabas escolhidas, iluminadas por LED.

Para jogar, os estudantes são divididos em duplas. Cada dupla utiliza uma cartela com sílabas e palavras diferentes. Um estudante roda a seta para sortear uma sílaba. Vence a dupla que marcar todas as sílabas que formam as palavras da sua cartela.  Os estudantes podem buscar as palavras formadas no texto da história trabalhada.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência de educadores do CEU EMEF Três Lagos e possibilidades de uso em outras escolas, a Roleta Silábica pode ser usada como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

Língua Portuguesa – 1º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
OBJETO DE

]CONHECIMENTO

Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADE (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Língua Portuguesa – 1º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
OBJETO DE CONHECIMENTO Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADE (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.

Língua Portuguesa – 1º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
OBJETO DE CONHECIMENTO Formas de composição de narrativas
HABILIDADE (EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

A Roleta Silábica foi confeccionada utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação e autonomia de todos os alunos, com ou sem deficiência.

  • ● Apresentação: a Roleta permite a associação de respostas orais, visuais e táteis (imagem e som, relevo) para ampliar as possibilidades de percepção.

  • ● Interação e expressão
    : o material pode ser manipulado pelos estudantes de forma autônoma e cooperativa favorecendo o aprendizado de todos.
  • ● Motivação e engajamento: sendo uma atividade lúdica, propicia um grande envolvimento dos alunos.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: