Roleta silábica – como fazer

Baixe os moldes do material

O que você vai precisar

A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos.

Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica de sua comunidade escolar ou de instituições que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários.

Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores

Materiais

a) Para fazer a roleta:

  • Placa MDF de 3mm de 1,55m por 0,9m;
  • Placa de acrílico;
  • Cola para madeira;
  • Fita crepe;
  • Fita de LED adesiva;
  • Parafuso de até 2 cm com porca.

b) Ferramentas e utensílios

  • Cortadora a laser;
  • Chave de fenda;
  • Microrretífica;
  • Software Illustrator CS5 ou outro vetorial como o InkScape (para realizar o corte a laser).

Vamos começar?

Montando a roleta

  • Passo 1: Faça o download dos MOLDES. Descompacte os arquivos. Abra a pasta “Roleta silábica”. Envie o arquivo “roleta_silabica_MDF_3mm.ai”, localizado na pasta “CORTE A LASER”, para uma cortadora a laser. O desenho conta com dois tipos de material: em preto estão os cortes da placa de MDF, que deve ter 3 mm de espessura para o corte; em vermelho, os cortes para a placa de acrílico, que deve ter 2 mm de espessura.

Importante: Os arquivos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser, e só abrem nesse programa.

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.

Máquina a laser corta placa MDF. Fim da descrição

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (Roleta_silábica_MDF_3mm) como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso, usar caixa de jogos já prontas ou mesmo realizar o corte em MDF com algum marceneiro. A estrutura da roleta deve ter aproximadamente 42 cm de largura, por 42 cm de comprimento e 5 cm de altura.  

  • Passo 2: Simule o encaixe das peças cortadas usando uma fita crepe.  
  • Passo 3: Passe cola instantânea nas junções da estrutura para fazer a colagem definitiva. Fique atento para não colar a parte superior da roleta. Será importante ter acesso à parte interna da caixa.
  • Passo 4: Cole a fita LED adesiva no interior da caixa.
  • Passo 5: Posicione o ponteiro da roleta na parte superior da caixa, fixando-o com um parafuso e uma porca.Pessoa posiciona o ponteiro da roleta silábica na parte superior do material apertando com um parafuso e uma porca. Fim da descrição.

 Importante: não aperte muito o parafuso para não perder a mobilidade do ponteiro.

Customizando as sílabas

  • Passo 6: Cole as auréolas de madeira na parte inferior dos círculos de acrílico. Isso servirá como uma tampa para segurar as sílabas na roleta.Pessoa exibe auréola colada a um acrílico transparente. Fim da descrição.
  • Passo 7: Encaixe os círculos de acrílico nos espaços correspondentes na caixa de MDF.
  • Passo 8: Insira as sílabas da forma que desejar: adesivo, papel craft, ou qualquer material que considerar adequado.

Precisa de ajuda?

Confira nossas sugestões de programas e tutoriais sobre eletrônica básica e desenho digital.

Inkscape
O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.
Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto

Google Sketchup
O que é: software de criação de modelos em 3D no computador.
Aprenda a usar o Google Sketchup em um tutorial de texto e no curso básico em vídeo.

Blender
O que é: programa de computador para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros.
Aprenda a usar o Blender em um tutorial de texto, no curso básico em vídeo ou no curso essencial em vídeo.

Arduino
O que é: plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, para criação é utilizada uma linguagem de programação padrão e é essencialmente C/C++.
Aprenda a usar o Arduino em um tutorial de texto e no curso introdutório em vídeo.

Deixe um comentário