Tabela periódica magnética

Este material pedagógico acessível foi desenvolvido para facilitar a compreensão da tabela periódica de elementos químicos. A Tabela periódica magnética é composta por: uma placa de MDF com informações dos elementos químicos gravadas na cortadora a laser com diferentes texturas; peças de MDF cortadas a laser e imantadas, que representam elementos químicos de duas famílias; cartas de apoio com questões sobre os elementos químicos.

O jogo consiste no sorteio de uma carta por um estudante ou grupo com uma pergunta referente aos elementos químicos. Caso o estudante ou grupo adversário acerte a resposta, pode encaixar a peça com o símbolo do elemento químico na tabela.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência de educadores da EMEF Frei Damião e outras possibilidades de uso na escola, a Tabela periódica magnética pode ser usada como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Ciências – 9º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Matéria e energia
OBJETO DE CONHECIMENTO Aspectos quantitativos das transformações químicas

Estrutura da matéria

Radiações e suas aplicações na saúde

HABILIDADE (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

Ciências – 9º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Matéria e energia
OBJETO DE CONHECIMENTO Aspectos quantitativos das transformações químicas

Estrutura da matéria

Radiações e suas aplicações na saúde

HABILIDADE (EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

A concepção deste material foi inspirada no Desenho universal para a aprendizagem (DUA). Para minimizar as barreiras à participação autônoma de estudantes, com ou sem deficiência, utiliza recursos visuais e táteis, conta com diferentes texturas para cada família de elementos e possui imantação de peças para fácil fixação na tabela.

  • • Apresentação: permite a associação de respostas orais, visuais e táteis (imagem e textura), acionando conhecimentos prévios, para ampliar as possibilidades de percepção.
  • • Interação e expressão: pode ser manipulado de forma autônoma e cooperativa pelos estudantes ao perguntar, responder e realizar as devidas escolhas.
  • • Motivação e engajamento: possibilita a participação de estudantes de maneira lúdica, mas não infantilizada, o que facilita o envolvimento de todos nas discussões sobre o conteúdo proposto e contribui para o desenvolvimento da aprendizagem.
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