Trilha dos seres vivos – como fazer

O que você vai precisar

A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos.

Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica de sua comunidade escolar ou de instituições que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários.

Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores

Materiais

a) Para fazer a trilha e os pinos:

• Placa de MDF de 3 mm de 1,55 m por 0,90 m;
• Pinos fabricados em impressora 3D em formato geométrico ou o objeto de sua preferência;
• Animais de sua preferência no tamanho de até 4cm;
• Cola para madeira;
• Fita crepe.

b) Para fazer o dado eletrônico:

• Placa de MDF de 3 mm de 0,25 m por 0,30 m;
• 1 arduino Uno;
• 1 cabo para arduino;
• 1 módulo display matriz de LED 8×8 Max7219;
• 1 protoboard ou breadboard;
• 1 buzzer 5V;
• 1 botão chave tátil Arduino;
• 1 resistor 10KΩ;
• 5 jumpers macho/fêmea;
• 5 jumpers macho/macho;
• 20 cm de fio de cobre;
• Fonte 5V 2A;
• Ferro de solda;
• Estanho para solda;
• Pistola de cola quente com refil;
• Fita isolante.

c) Ferramentas e utensílios

• 1 ferro de solda com suporte;
• 1 pedaço de esponja;
• 1 lupa articulada;
• Alicate de corte;
• Alicate desencapador de fio;
• Cortadora a laser;
• Impressora 3D para fabricação dos pinos;
• Software Illustrator CS5, ou outro vetorial como o InkScape (para realizar o corte a laser).

Vamos começar?

Cortando a trilha

  • • Passo 1: Faça o download dos MOLDES e descompacte os arquivos. Abra a pasta “Trilha dos seres vivos” e envie o arquivo “Trilha-Animais-MDF-3mm” da pasta “CORTE DA TRILHA A LASER” para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.

Importante: Os desenhos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem nesse programa.

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.

Máquina a laser corta placa MDF. Fim da descrição

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (Trilha-Animais-MDF-3mm) como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso, usar caixa de jogos já prontas ou mesmo realizar o corte em MDF com algum marceneiro. A estrutura da trilha deve ter aproximadamente 40 cm de largura, por 60 cm de comprimento e 6 cm de altura.

  • • Passo 2: Simule o encaixe das peças cortadas usando uma fita crepe.


    • Passo 3:
    Passe cola instantânea nas junções da estrutura para fazer a colagem definitiva. Fique atento para não colar a parte superior da trilha. Será importante ter acesso à parte interna da caixa.


  • • Passo 4:
    Separe os 30 quadrados gravados com numerais e os outros 30 quadrados menores cortados a laser. Você deve colar cada quadrado menor centralizado na parte inferior de cada quadrado maior, de modo que os numerais gravados a laser fiquem visíveis na parte superior, confeccionando, assim, tampas para encaixar sobre as casas vazadas.

• Passo 5: Agora, vamos construir as quatro laterais das caixinhas internas que vão abrigar as miniaturas de animais. Esses abrigos estarão em 12 das 30 casas do jogo. Você deve utilizar as peças restantes para formar os 12 quadrados vazados. Cole as quatro laterais que formarão os quadrados vazados e os fixe na parte inferior do tabuleiro dos respectivos abrigos dos animais.

Criando o dado e o esquema eletrônico

  • • Passo 6: Abra novamente a pasta “Trilha dos seres vivos”. Envie o arquivo “Caixa-dado-eletrônico-MDF-3mm” da pasta “CORTE DA TRILHA A LASER” para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.

Importante: Os desenhos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem neste programa.

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (Caixa-dado-eletrônico-MDF-3mm) como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso, usar caixa de jogos já prontas ou mesmo realizar o corte em MDF com algum marceneiro. A estrutura do dado deve ter aproximadamente 12 cm de largura, por 12 cm de comprimento e 4 cm de altura.

• Passo 7: Como na construção da caixa do tabuleiro da trilha, simule o encaixe das peças cortadas com fita crepe e, em seguida, fixe com cola instantânea as junções da estrutura para fazer a colagem definitiva. Fique atento para não colar a parte superior da caixa do dado eletrônico, pois será importante ter acesso à parte interna da caixa.

Importante: A seguir, você irá criar o dado eletrônico do jogo. Quando acionado, esse dispositivo sorteia um número de 1 a 6 e o revela de dois modos: visualmente, em um painel LED, e com avisos sonoros. Para montá-lo, aconselhamos que você procure auxílio de pessoas ou instituições com conhecimentos em eletrônica. Tenha em mãos os materiais e utensílios necessários para montagem do dado listados acima.

Pessoa exibe um arduino, que é uma placa azul retangular com vários conectores. Fim da descrição

• Passo 8: Para rodar o código é necessário instalar uma nova biblioteca na IDE do arduino. Para isso, localize a pasta “LedControl”. Descompacte o arquivo. Mova a pasta “LedControl” para “libraries/bibliotecas” na IDE do arduino. Reabra a IDE do arduino.

Caso você tenha dúvidas sobre como montar um dado eletrônico confira este tutorial com mais detalhes. Lembramos que os materiais para confecção do dado podem ser comprados facilmente na web.

• Passo 9: Monte o dado, os botões e os jumpers na protoboard seguindo o arquivo “Esquema_Dado_Eletrônico” da pasta “ESQUEMA DE MONTAGEM ELETRÔNICA”, disponível entre os materiais que você baixou.

• Passo 10: Baixe o programa Arduino, procure o arquivo “DadoEletronico.ino” da pasta “CODIGO ARDUINO”. Conecte o arduino UNO com o cabo na porta USB. Na interface de desenvolvimento do arduino, selecione a porta correspondente do Arduino UNO conectado. Carregue o código (upload) no arduino UNO.

• Passo 11: Depois de montar os circuitos eletrônicos, conforme o esquema de montagem, cole a matriz de LED do dado eletrônico com cola quente no espaço quadrado vazado da caixa.

• Passo 12: Encaixe o fio e rosqueie o botão de rosca no furo correspondente, feito na tampa da caixa do dado eletrônico com a cortadora a laser.

• Passo 13: Posicione a tampa na caixa, lembrando que ela não pode ser colada para garantir o acesso ao esquema eletrônico no caso de algum problema ou para a mudança dos áudios.

Finalização e customização

Observação: As miniaturas de animais foram compradas prontas.

Passo 14: Na pasta “Jogo de trilha seres vivos”, abra a pasta “IMPRESSÃO 3D”. Envie os arquivos para uma impressora 3D e faça a impressão dos pinos.

Importante: Os arquivos estão no formato compatível com o programa utilizado pela impressora 3D.

Você pode encontrar impressoras 3D para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.

Como alternativa, você pode usar outros materiais para confecção dos pinos ou mesmo tipos de pinos diferentes de jogos diversos.

• Passo 15: Customize a trilha com seus alunos, de acordo com o conteúdo a ser trabalhado.

Passo 16: Conecte a fonte de 5V 2A na saída de alimentação do arduino ou em um adaptador USB para tomada, desde que seja 5V 2A.

Agora é só usar!

Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite o Jogo de Trilha Seres Vivos com dado eletrônico com seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.

Precisa de ajuda?

Confira nossas sugestões de programas e tutoriais sobre eletrônica básica e desenho digital.

Inkscape
O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.
Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto

Google Sketchup
O que é: software de criação de modelos em 3D no computador.
Aprenda a usar o Google Sketchup em um tutorial de texto e no curso básico em vídeo.

Blender
O que é: programa de computador para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros.
Aprenda a usar o Blender em um tutorial de texto, no curso básico em vídeo ou no curso essencial em vídeo.

Arduino
O que é: plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, para criação é utilizada uma linguagem de programação padrão e é essencialmente C/C++.
Aprenda a usar o Arduino em um tutorial de texto e no curso introdutório em vídeo.

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