Placas tectônicas

Este material pedagógico acessível foi pensado para possibilitar a aprendizagem de conteúdos de Ciências relacionados a placas tectônicas, de maneira concreta, já que muitos fenômenos geológicos não podem ser facilmente observados no Brasil, como vulcanismo, terremotos e tsunamis.

O quebra-cabeças de Placas tectônicas é um mapa 2D da superfície terrestre, composto por 4 camadas: a primeira de MDF, que representa o manto, em vermelho; acima, outra camada de MDF, que reproduz as placas tectônicas, cortadas a laser e pintadas com diferentes cores; a terceira, em acrílico transparente, que tem os continentes marcados a laser e representa os oceanos; por último, os continentes, também cortados a laser no MDF, para serem sobrepostos na marcação do acrílico, a fim de criar um relevo.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência dos educadores da EMEF João de Deus Cardoso de Mello e possibilidades de uso em outras escolas, as Placas tectônicas podem ser usadas como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades da Base nacional comum curricular (BNCC):

Ciências

UNIDADE TEMÁTICA Terra e Universo
OBJETO DE CONHECIMENTO Forma, estrutura e movimentos da Terra
HABILIDADE (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

UNIDADE TEMÁTICA Terra e Universo
OBJETO DE CONHECIMENTO Composição do ar

Efeito estufa

Camada de ozônio

Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e

Tsunamis)

Placas tectônicas e deriva continental

HABILIDADE (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O quebra-cabeça de Placas tectônicas foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) de acordo com os seguintes atributos: . Ele apresenta informações utilizando múltiplas formas, visual e tátil; engaja os estudantes; e aproxima o componente curricular, acionando conhecimentos prévios. O seu manuseio facilita a compreensão dos conteúdos abordados.

  • Apresentação: o material faz uso de representação visual das camadas terrestres com diferentes cores e texturas (acrílico e MDF).
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    Interação e expressão: a interação com o material explora principalmente o tato na montagem do quebra-cabeças e sobreposição das camadas. Os estudantes podem demonstrar os conhecimentos desenvolvidos por meio da montagem correta, e da simulação de movimentos dos continentes sob as placas, além de explicações verbais e textuais para os fenômenos naturais.

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    Motivação e engajamento: Permite motivar os estudantes com estratégias lúdicas de montagem do quebra-cabeças e sobreposição das camadas, além de jogos e questionários entre os estudantes.

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