Placas tectônicas

Este material pedagógico acessível foi pensado para possibilitar a aprendizagem de conteúdos de Ciências e Geografia relacionados a placas tectônicas, de maneira concreta, já que muitos fenômenos geológicos não podem ser facilmente observados no Brasil, como vulcanismo, terremotos e tsunamis.

O quebra-cabeças de Placas tectônicas é um mapa 3D da superfície terrestre, composto por 4 camadas: a primeira de MDF, que representa o manto, em vermelho; acima, outra camada de MDF, que reproduz as placas tectônicas, cortadas a laser e pintadas com diferentes cores; a terceira, em acrílico transparente, que tem os continentes marcados a laser e representa os oceanos; por último, os continentes, também cortados a laser no MDF, para serem sobrepostos na marcação do acrílico, a fim de criar um relevo.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência dos educadores da EMEF João de Deus Cardoso de Mello e possibilidades de uso em outras escolas, as Placas tectônicas podem ser usadas como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Ciências – 6º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Terra e Universo
OBJETO DE CONHECIMENTO Forma, estrutura e movimentos da Terra
HABILIDADE (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

Ciências – 7º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Terra e Universo
OBJETO DE CONHECIMENTO Composição do ar

Efeito estufa

Camada de ozônio

Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e

Tsunamis)

Placas tectônicas e deriva continental

HABILIDADE (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

Geografia – 8º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Formas de representação e pensamento espacial
OBJETO DE CONHECIMENTO Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África
HABILIDADE (EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

 Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O quebra-cabeça de Placas tectônicas foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA). Ele apresenta informações utilizando múltiplas formas, visual e tátil; engaja os estudantes; e aproxima o componente curricular, acionando conhecimentos prévios. O seu manuseio de facilita a compreensão dos conteúdos abordados.

  • ● Apresentação: permite associações diversas e a ampliação das possibilidades de percepção.
  • ● Interação e expressão: é manipulado de forma autônoma por estudantes, estimulando a participação de todos de forma lúdica e prazerosa.
  • ● Motivação e engajamento: a utilização do material associada a estratégias planejadas permitem a participação de todos de maneira colaborativa, viabilizando o envolvimento, o aumento da interação e a aprendizagem dos conteúdos propostos.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: